sábado, 26 de julho de 2008

História da Imigração da Família Campanha - 1881


Os pioneiros: Rafaelle Campagna e Maria Virginia Peliciare

Rafael e Virgínia, acompanhados dos filhos José Campanha, Romilda Campanha e Violanda Campanha, chegaram a Itapemirim - ES no dia 28 de fevereiro de 1889, e foram trabalhar na propriedade da família Sena, que pertencia ao Sr. Estevan, no lugar chamado de Desengano - município de Castelo- ES.
Depois de um tempo, a fazenda Mundo Novo que até então era uma mata foi a leilão e Rafael Campanha a comprou por cinco mil réis.


Fazenda Mundo Novo

Rafael e seus filhos derrubaram a mata e encontraram uma região muito bonita. Por este motivo colacaram-na o nome de Mundo Novo. Começaram a plantar café e cana de açúcar na região.
Eles acreditavam ter encontrado um novo mundo.


Fazenda Mundo Novo atualmente
Casa onde residiu Flávio Campanha e sua família - Mundo Novo

85 comentários:

Unknown disse...

Olá, tb tenho o sobrenome Campagna, retifcado há poucos anos. Sou neto de Nicolau, q orava em Leopoldina-Mg e, se não me engano ele tinha um parente(primo...?) em Cachoeiro do Itapemirim. Gostaria d trocar msgs para maiores informações q possamos trocar sober nossa família. Meu email: campbl2002@yahoo.com.br. Aguardo contato. Abçs. P.S.: "Io no parlo italiano..." rsrs...

Unknown disse...

olá meu nome é Francisco Campanha Sobrinho, moro no estado do Piauí meu pai se xamava Augusto Campanha da Silva, era filho de Benedito Campanha e Clara Lina de Jesus, naão sei muito bem de onde ele veio(estado), gostaria de manter mais contato com mais pssoas dessa familia q para mim é muito unida.

Polliana Campanha disse...

Olá Francisco Campanha Sobrinho!
Pode enviar seu e-mail para nós estabelecermos um contato.
Obrigada pela postagem.

Polliana Campanha

Unknown disse...

Olá, Polliana. Me chamo Alexssandro Campanha. Moro na Bahia, em Vitória da Conquista, e sou filho de Olga Campanha e neto de Valdemar Campanha. Já ouvi falar sobre esta origem da familia Campanha (Itália). Entretanto, em outros momentos ja fui informado que o meu sobrenome Campanha está diretamente ligado a guerra de Canudos (Campanha de Canudos). Não sei ao certo qual a origem. Se tiver alguma informação sobre isso, manter contato. Meu email: alexcampanha@hotmail.com

Unknown disse...

Olá Meu nome é Ana Carolina Pereira Campanha , Moro em Cascavel/Parana
Sou filha de Otair campanha e meu Avo se chamava Honorato Campanha... Não sei si temos ligação, mais a nossa familia é muito grande por aqui :)

Meu email é ana-cpc@hotmail.com

Didi disse...

Ola Sou Diego Dias Campanha Filho de Marcia Dias Campanha e neto do Francisco Dias Campanha e Euflozina Campanha Dias e gostaria de saber mais da minha familia meu email é diegodiascampanha@hotmail.com

Unknown disse...

Ola meu nome é Silvio Luiz Campanhã sou de Sorocaba (sp) nao sei ao certo se temos parentesco distante sei que meu avó vei dos lados de Perdineiras (sp) mas nao sei de onde ele veio antes e nada sobre meus bisavos meu avo se chamava Valdomiro Campanhã e meu pai José Luis Campanhã eu gostaria muito de esta sabendo mais sobre minha familia, pois tenho contato com uma pessoa que tem este sobrenome Campanha que me contou que no registro dela fois escrito Campanha mas que tbm é Campanha pesso por favor que vcs me ajudem meu e-mail e silvio-campanha@hotmail.com muito obrigo desde ja.

Unknown disse...

desculpe cometium erro grava para um neto o nome de meus avôs e Woldomiro Campanhã e Julieta Guimarães Campanhã desculpe pelo meu erro.

Unknown disse...

olá, meu nome e tamires aparecida campanha eu sou de para de minas mg . minha familia e toda de para de minas e todos tem o sobrenome campanha , meu pai chama antónio jose campanha e meu avo chama geraldo campanha queria saber ser tem a possibilidade de termos algum parentesco entre em contato comigo meu msn tamiresa.d.a@hotmail.com brigado

rose campanha disse...

rosecampanha gostei muito dos comentarios sobre um posuvel parentesco com podemos trocar e-mail o meu è roseoliveira1104gmail.com sou de pernambuco meu chama-se manoel severino campanha da silva,em pe/exite varios parentes com esse sobreinome vamos tenta nos coresponder p/ uma posivel reuniâo.

Unknown disse...

Saudações, eu sou Carlos Gabriel Campanha Machado e sou de Taquara RS.Sou neto de Esterlina Campanha e Pedro Campanha vindos do oeste de Santa Catarina.Desde criança tinha a curiosidade em saber de onde veio esse sobrenome um pouco quanto raro de se encontrar!!!Por isso agradeço pelas informações da origem do sobrenome.Se puder entre em contato comigo afim de constatar se realmente somos parentes...
e-mail: negritolokodakabea@hotmail.com
um grande abraço e boa semana

Unknown disse...

Ei,tb tenho o sobrenome campanha,sou filha de aldo campanha nascido em castelo,moro e Vila Velha ES e me orgulho muito de ser Uma campanha,meu email:rosieni1campanha@hotmail.com.Aguardo contato.
abçs... ROSE.
14 de setembro 2010.

Unknown disse...

Também sou Campanha...por erro de escrita, alguns da minha família são Campagnas, outros Campanha.
Diziam meus avós,serem da região da Calábria(Antonieta Campagna)se instalaram em Botucatu,Sorocaba- interior de sp.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ola...
Meu Nome é Daniel R Campanha, sou aqui de SP, mas meus pais e meus avôs eram de Vitória da Conquista - BA, sou filho de Jose Soares Campanha e neto de Vitor Soares Campanha, gostaria de mais informações e possivel conhecidos.
daniboyramos@hotmail.com
daniramos_campanha@terra.com.br

Unknown disse...

ola meu nome e Catarine Campanha Guizardi, sou bisneta de Flavio Campanha e Herminia Paganoto(paterno), e tbm de Hermes Campanha e Maria da Conseição Robert Campanha (materno), meu tataravó se chamava Jose Campanha e Luiza Campanha,sou de Castelo ES .
gostaria de conhecer mas parentes de fora de castelo.
meu e-mail e :catarineguizardi@hotmail.com (msn)
bjinho´s

Mateus Campanha disse...

Oie gente, eu tbm tenho sobrenome campanha, eu moro em sertãozinho-sp.
E em Outubro eu vou para Castelo-ES, participar de uma faculdade de futebol dai mesmo, eu gostaria de saber se alguem poderia me ajudar...
Email:mateuscampanha@gmail.com

Vamos juntar a familia de novo.

Abraçaõ

lesão disse...

ola meu nome e aliandro campanha, sou de matão sp meus avós sao irene gavassi e liberato campanha, não sei se temos algum grau paretesco gostaria muito de saber meu emeil é lesaoaliandro@hotmail.com, gostaria de trocar msgs abraços

Unknown disse...

oi meu nome e janaina campanha, meu pai e Valdemar ribeiro campanha e meu avo e antonio ribeiro campanha... meu pai e avo são de comercinho mg e a proposito eles eram fazendeiros e uma das fazendas se chamava mundo novo gostaria de saber se temos algum parentesco, se essa fazenda q o sr. Rafael compro e a msm. meu email e janaina_campanha@hotmail.com obg abraços

aguardo resposta

ana disse...

Boa tarde!
Me chamo Ana Maria Campanha, filha de José Antônio Campanha e Diviniza Diniz Campanha, nascida em Pitangui, MG. Meus avós eram Francisco Antônio Campanha e Ana Luíza de Jesus. Tenho irmãos que moram todos aqui em Minas Gerais. Quero muito encontrar minha árvore genealógica.
Abraços

Unknown disse...

Olá me sou Ana Maria Campanha,meu pai se chamava José Ferreira Campanha e o pai dele(meu avô) se chamava Manoel Ferreira Campanha ambos de MG.Gostaria muito de saber a origem desse sobrenome tão diferente.
Bjos.

Unknown disse...

Olá me sou Ana Maria Campanha,meu pai se chamava José Ferreira Campanha e o pai dele(meu avô) se chamava Manoel Ferreira Campanha ambos de MG.Gostaria muito de saber a origem desse sobrenome tão diferente.
Bjos.

Unknown disse...

Olá me sou Ana Maria Campanha,meu pai se chamava José Ferreira Campanha e o pai dele(meu avô) se chamava Manoel Ferreira Campanha ambos de MG.Gostaria muito de saber a origem desse sobrenome tão diferente.
Bjos.

Unknown disse...

Sou Sergio Bittencourt, filho de Dalva de Oliveira Bittencourt. Minha avó se chamava Odete Campanha de Oliveira. Ela veio de Castelo, ES e viveu grande parte de sua vida em Vila Velha, ES. Desejo participar do próximo encontro da família. Peço que me enviem avisos.

solange campanha disse...

Algum parente de Giacomo campanha?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Queiroz disse...

Assim como o "leaobhz", o Nicola Campagna (bem mais conhecido como Nicolau em Leopoldina-MG) é meu antepassado, no meu caso bisavô. Minha mãe veio para Santos (onde nasci). Como dei entrada no pedido de cidadania, acabei por pesquisar a origem dos meus antepassados, o que sei foi o seguinte:
- Felice Antonio Campagna, de 45 anos segundo o registro do navio, veio ao Porto de Santos com sua esposa Carmina Marzilio de 30 e seus filhos Assunta (5 anos) e Nicola (4 anos), isso foi em 1897. Pela configuração das idades, suponho que Carmina tenha sido sua segunda esposa. O navio Agordat saiu de Gênova, e por isso muito provavelmente o velho Nicolau dizia que era de lá, mas não, ele nasceu em Picerno e lá morava.
- De Santos a família foi para São Paulo, e de lá foi para Leopoldina-MG para substituir a mão de obra escrava (política nacional da época). Não sei se Felice Campagna foi um dos fundadores da Colônia Constança, mas lá ele comprou um lote. Nicola se casou com Ernestina [Meneghetti?] Fofano (também filha de imigrantes italianos, no caso do Vêneto) e teve 4 filhos, entre eles minha avó materna. Como minha avó materna morreu antes de eu nascer, é difícil resgatar esse vazio que seria preenchido pela história oral com minha avó. Soube que Felice e Carmina tiveram muitos outros filhos nascidos no Brasil, em Leopoldina mesmo, e muitos deles devem ter migrado.

Duas páginas interessantes: http://www.cantoni.pro.br/colonia/centenario47.html e http://www.cantoni.pro.br/colonia/centenario46.html

No caso do Nicola, de algum jeito o sobrenome foi aportuguesado para "Campanha", e assim minha avó recebeu.

joao pedro disse...

tambem sou um campanha filho de ANA CAMPANHA seus pais sao de laranjal paulista sao JOAO CAMPANHA E ISABEL RODRIGUES CAMPANHA

joao pedro disse...

MINHA FAMILIA INTEIRA E DE LARANJAL PAULISTA TEMOS EM TORNOS DE UNS 100 PESSOAS EM LARANJAL

Anônimo disse...

Sou Paulo Sérgio Campanha, nascido em São Manuel/SP e gostaria de aprofundar o conhecimento da origem dos meus antepassados.

Sou filho de Rubens Campanha, nascido em Pederneiras/SP. Meu pai é filho de Antonio Campanha e Bianca da Cruz. Meu avô é filho de José Campanha e Antonia Segato(a) que se instalaram em Tietê/SP, aproximadamente em 1888.

Qualquer ajuda é bem vinda, desde já agradeço.


Atenciosamente,
Paulo Sérgio Campanha

Unknown disse...

Olá Alexssandro, meu nome é Maria Helena Campanha Lima e sempre ouvi minha mãe contar que o nome Campanha foi doado por D.Pedro II para o meu bisavô por feitos heróicos em uma guerra (não sei qual), ele era capitão cirurgião da Guarda Nacional. Existe um documento assinado por D.Pedro que está com um primo por parte da minha mãe. Gostaria de obter mais informações ..se quiser entrar em contato meu e.mail: adv.mariahelena@hotmail.com

Unknown disse...

Oi, sou Gustavo Da Silva Campanha, quem quiser entrar em contato comigo é me adicionar no facebook Gustavo Campanha

caryne disse...

olá MEU NOME É CARYNE PUCCINI CAMPANHA, MORO EM SÃO PAULO. NA VERDADE O SOBRENOME CAMPANHA É POR PARTE DE MEU MARIDO EDUARDO VILODRES CAMPANHA. MEU SOGRO CHAMA-SE DIONES JÓSE CAMPANHA, MAS OS IRMÃOS MAIS VELHOS DELE O SOBRENOME VEM COMO CAMPAGNA. A FAMILIA DE MEU SOGRO É DE TORRINHA, PROXIMO DE BROTAS, EM SÃO PAULO. GOSTARIA DE SABER SE HÁ LIGAÇÃO DA TUA FAMILIA COM A DE MEU SOGRO. DESDE JÁ AGRADEÇO. UM ABRAÇO

Paulo Campanha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Shlavim disse...

Boa noite eu me chamo Márcio Albino Passos, moro em Carlos Chagas MG, e recentemente fiz um teste de ancestralidade autossómico e descobrir que tenho uma prima de 2 a 4 grau de nome MARIA EUNICE CAMPANHA, pesquisando o sobrenome Campanha de origem Italiana, e pelo fato do meu teste de ancestralidade dizer que tenho 10 por cento de ancestral italiano, queria saber se alguém ai e parente dela. Obrigado.

Unknown disse...

Olá Maria Helena....
meu avô já falou sobre uma guerra tbm.... mais não sei ao certo.

Unknown disse...

Meu pai tbm era de Laranjal. Belmiro campagna. Filho de João campagna e de Alba. João veio da Itália aos 2 anos.e tinha um irmão de 4 anos Luigi campagna. Os pais deles eram Francesco campagna e Angela.

Unknown disse...

Meu pai era de Laranjal. Filho de uso campagna e neto de Francesco campagna.

Unknown disse...

Minha vó Euflozina Batista Campanha vô Leôncio Campanha de Comercinho MG

Unknown disse...

Ola boa noite meu avo chamava jose Pedro campanha sera somos parentes

Unknown disse...

Opa sou também campanha meu avo e minas

Unknown disse...

Ola meu nome jose Benedito campanha sera que somos parentes

Unknown disse...

Também sou campanha sera que somos parente moro em Bandeirantes PR nossa familia veio de minas

Unknown disse...

Ola boa noite estou a procura de alguns parentes pois só da familia campanha meu avo chama jose Pedro campanha

Unknown disse...

Olá! Meu bisavô era João Luiz Campanhã, de Riba de Ouro, norte de Portugal, mas não nos deram esse sobrenome, recebemos o Esteves, de minha bisavó. Já fui a Riba de Mouro e encontrei uma família Campenhe.

Paulo Campanha disse...

Olá!
Conforme o que já pesquisei o sobrenome Campanha vem do Campagna de origem italiana e Campanhã tem origem portuguesa e ainda tem o sobrenome Campana que também é de origem italiana mas pertence a outra família.
Mas temos que considerar muitos erros/entendimentos dos cartórios de antigamente.

Unknown disse...

Olá!sou Charlene estou atrás de informação sobre a família Busatan meu tataravô Pedro Busatan imigrou para o Brasil e casou aqui em Vargem grande SP seus pais ficam na Itália nome deles é Antônia campanha e Fernando Busatan alguém aí conheceu ou sabe me informa qual a cidade que eles moravam..
Meu e-mail charlenemnogueira40@gmail.com.

Unknown disse...

Meu pai se chamava José Ferreira campanha morou em SP tinha um primo que se chamava Antonio.

Unknown disse...

Eu me chamo Rosemary Campanha da Silva o nome do meu pai e ra Benedito Campanha da Silva sou de Escada PE

Unknown disse...

Eu sou de Pitangui também e meus parentes são da família Campanha, talvez meu pai conheça eles

Lauriana disse...

Qual parte de minas? Minha bisavó se chama Maria campanha. Nascida em sacramento, Minas Gerais.

Neumas87 disse...

Rosimery, me chamo Dimison Cesar Vieira Gomes, sou neto de Benedito Campanha da Silva, filho de Maria de Lourdes da Silva. Moramos em Escada-PE, o meu contato é (81) 99142-7395.

Unknown disse...

Sou MAURICIO RIBEIRO CAMPANHA, sou filho de Zina Com de João de Isabelinha. Sou neto de Máximiro Ornelas e Ana Campanha. Pelo jeito domos parenres. Moro em Santo André SP, nasci em Comercinho MG

viviane disse...

olá, me chamo Viviane, não herdei o sobrenome da minha avó Hermínia Campanha, casada com Antônio, moradores da cidade de Comercinho/MG. Gostaria de saber se há alguém de Comercinho que tenha mais informações sobre a origem dos Campanha da cidade de Comercinho. Meu e-mail: vivianebaro@gmail.com

Silvia Cristina Sonego disse...

Oi Francisco minha avó paterna chamava Maria Campanha gostaria de saber se temos algum parentesco

Unknown disse...

Eu sou João, Moro aqui em Mundo Novo,sou filho de Leonidio e neto de Ana Luiza Campanha

Unknown disse...

Sou o Patricio Antonio da Silva Campanha.Tenho mesmo nome que o meu pai e avo.

Douglas Campagna disse...

Sou Douglas Campagna

Douglas Campagna disse...

Douglas Campagna

Regiane disse...

Olá meu nome é Regiane Rodrigues Campanha sou de Medina mg.. meu pai se chama Juraci Rodrigues Campanha. Gostaria de saber mais pois conheço poucos parentes do mesmo sobrenome

Regiane disse...

Meu nome é Regiane Rodrigues Campanha sou de Medina mg. Acho que somos parentes rsrs

Paulo Campanha disse...

Oi Regiane,
Para saber se existe parentesco seria importante saber quem são seus antepassados mais antigos. Ocorre que no meu caso eles vieram da Itália nos anos de 1880 e 1890 e o sobrenome original é Campagna.
Então com pessoas mais recentes, dificilmente conseguiremos fazer essa conexão.

Paulo Campanha disse...

Oi Douglas,
Poderia informar os antepassados mais antigos que voce tem conhecimento.
Assim sendo, teremos alguma chance de checar se existe algum parentesco.

Douglas Campagna disse...

Antepassado Giovanni Campagna filho de Francesco Campagna

Paulo Campanha disse...

Douglas,
No meu caso: avô Antonio Campagna, bisavô Giuseppe Campagna, Tataravô Giovanni Campagna

Unknown disse...

Meu avô era João Campanha. Veio para Pederneiras SP onde fez família. Só sei que veio de Minas Gerais. Alguém pode ajudar?

Paulo Campanha disse...

Olá
Pode me dizer como é o nome da esposa do João Campanha que veio para Pederneiras?
Será que somos parentes?

Douglas Campagna disse...

Assim Paulo, eu sou Douglas filho de Antônio que foi filho de Belmiro que foi filho de Giovanni que foi filho de Francesco Campagna.

Douglas Campagna disse...

Esposa de João Campanha foi Alba Gardenal.
No meu caso somos da família Campagna e não da família Campanha.
Nossa linhagem vem de Giovanni Campagna.(que em seu registro carregava o nome de João Campanha).

Paulo Campanha disse...

Olá Douglas,
O João Campanha (Giovanni Campagna) da minha família era casado com a Carolina, então não é o mesmo certamente.
Mas a questão de mudança na grafia dependia do cartório, pois alguns passavam para o português outros não.
Meu avô nasceu e casou-se Campagna e no falecimento ficou Campanha. Assim como Giovanni ficou João.
Em uma das postagens acima, João Campanha foi para Pederneiras/SP, foi você que postou? Não está identificado.
Meu avô Antonio também foi para Pederneiras.

Douglas Campagna disse...

A postagem acima n foi eu..pois é muitos são Campagna mas nem todos tem parentesco.

Paulo Campanha disse...

Obrigado Douglas
Vou aguardar a resposta da pessoa que citou o avô, sendo João Campanha. Se a esposa do João Campanha se chamar Carolina poderá ter parentesco comigo. Meu avô Antonio também foi para Pederneiras e constituiu família.
Se precisar de ajuda para descobrir local de origem dos antepassados conte comigo. Descobri os meus através de pesquisas nos sites disponíveis na internet.

Douglas Campagna disse...

Ok Paulo.Nos aqui já tamos tirando a cidadania Italiana.

Paulo Campanha disse...

OK Douglas, nós por aqui tambem. Abraço

Paulo Campanha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Q legal! Minha bisavó é maria da Cruz campanha da região de indaiabira-MG

Unknown disse...

https://chat.whatsapp.com/G3nd7581TVuHAZZ1ZpLoba

Grupo da família campanha e Campagna

Douglas Campagna disse...

Olá pessoal,, nós aqui do Paraná com grande trabalho de anos conseguimos o documento de nascita italiano..
Mudamos nosso sobre nome Campanha para Campagna e já temos dois membros na Itália já a um ano e meio,como cidadoes Italianos.
Uma causa que era praticamente perdida , Deus nos deu a Vitória.

Unknown disse...

Minha sogra que mora em Leopoldina MG é de sobrenome campanha.

Unknown disse...

Poliana, meu marido tem campanha no sobrenome. Moramos em Leopoldina

Douglas Campagna disse...

Os Campanha e Campagna aqui do Paraná Maringá somos todos descendentes de Giovani Campagna ( João Campanha). Cidade de Manssue
Itália.

Unknown disse...

Olá, minha família também é Campanha , meu avô Manoel Silva Campanha era de Itaobim MG,tenho parentes em BH também.
Moramos em Cachoeira Dourada MG e Uberlândia.
Meu email anapaulacampanha83@gmail.com

Mayara Campanha disse...

eu me chamo Campanha e sou de Sorocaba - SP meus avós são de Minas , o meu avô se chama Floriano Santos Campanha e meus parentes são tudo com esse sobrenome ,

Anônimo disse...

Olá, me chamo Germano, resido em Cascavel-PR. Sou natural de Medina-MG, minha mãe é Maria José Campanha, minha familia materna possui o sobrenome Campanha, oriundos na região de Comecinho e Santa Cruz de Salinas- MG. Estou em busca de documentos para averiguar de a origem Campanha realmente veio da Itália, pois quero pedir minha cidadania. Quem tiver interesse em me contatar pode me chamar no Whatsapp 045988379578 ou e-mail gan.advocacia@gmail.com.

Anônimo disse...

Olá Douglas, poderia por gentileza entrar em contato comigo através do e-mail gan.advocacia@gmail.com ou Whatsapp 045988379578? Venho da família campanha e estou em busca de informações.